• 18 de maio de 2024

Canoas ganhará novo Ecoponto em fevereiro

 Canoas ganhará novo Ecoponto em fevereiro

PMC

PMC

Está em fase final a construção do novo Ecoponto Modelo de Canoas. Localizado na Rua Paulo Fonteles, no Bairro Niterói, a estrutura de 900 m² vai receber, de forma gratuita, resíduos de pequenos geradores que não são recolhidos na coleta domiciliar regular de lixo seco e orgânico. O local entra em operação em fevereiro.
De acordo com o responsável pela Unidade de Gestão de Resíduos da Construção Civil, Demolição e Volumosos, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Maurício Tiefensee, a expectativa é que o novo Ecoponto receba mensalmente cerca de 900 m³ de resíduos (equivalente a 900.000 litros) que, muitas vezes, são descartados irregularmente pela cidade, causando uma série de problemas.

Qualquer pessoa pode depositar o material nos ecopontos, sem custo e sem necessidade de cadastro prévio. Basta informar o nome e o contato na portaria. O limite de resíduos é de 2 m³ por dia por pessoa (aproximadamente uma caçamba de caminhonete). A nova unidade vai substituir a que vem sendo atualmente utilizada junto à Central de Resíduos Jorge Lanner, na Av. Ary Dias Ferreira, também no Niterói.

O município conta ainda com outros quatro ecopontos, em diferentes pontos, todos com área e estrutura adequadas para receber diferentes tipos de resíduos sólidos. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 8h às 12h e das 13h às 18h. O do Jorge Lanner tem horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 16h, mas será desativado quando o Ecoponto Modelo entrar em operação. Este seguirá os horários dos demais. Em 2021, os locais receberam um total de 113.514 metros cúbicos de resíduos.

Maurício explica ainda que o material depositado nos ecopontos são levados para Central de Triagem e Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, Demolição e Volumosos, localizada no antigo aterro de inertes Jorge Lanner. Lá eles são triados, beneficiados ou encaminhados para destinação final ambientalmente correta.

O que pode ser levado
Entulhos de obras, pneus, móveis velhos e restos de poda – desde que tenham sido autorizados pela Prefeitura
Sucatas – de cobre, ferro e arame
Eletroeletrônicos – geladeiras, TVs, microondas, fogões, rádios, computadores, impressoras e celulares
Óleo de cozinha – devidamente acondicionados em garrafas pet bem fechadas
Vidros – embalagens de vidro em geral (garrafas, copos, frascos de remédio vazios)
Metais, alumínios e aço – panelas, torneiras, latas de refrigerante e cerveja (livres de resíduos contaminantes e tóxicos), ferragens, chapas, cobre, embalagens de marmitex (sem resíduos orgânicos) e enlatados
Embalagens de Tetra Pack – embalagens de leite, suco e iogurte
Embalagens de isopor – sem resíduos orgânicos (bandejas de carne e frios)
Plásticos em geral – copos, garrafas, sacos/sacolas, embalagens pet (refrigerante, óleo,vinagre), canos e tubos de pvc, e embalagens de produtos de limpeza
Papel e papelão – jornais e revistas, listas telefônicas, folhas de caderno, formulários de computador, aparas de papel, cartolinas e papel cartão, rascunhos. Importante: os papéis não devem ser amassados nem molhados

O que não pode
Amianto
Animais mortos
Gesso
Lã de vidro
Lâmpadas de LED ou fluorescente
Tintas e solventes
Impermeabilizantes
Graxas
Óleos e lubrificantes
Lixo radioativo
Pilhas e baterias
Resíduos de instalações sanitárias
Resíduos de saúde

Endereços dos Ecopontos
De segunda a domingo, das 8h às 18h

Ecoponto Espumoso
Rua Espumoso, nº 315 – Bairro Mathias Velho

Ecoponto Rio Branco
Rua Hermes da Fonseca, nº 1770 – Bairro Rio Branco

Ecoponto Esperança
Rua Esperança, Quadra Q, nº 19 – Bairro Guajuviras

Ecoponto Nazário
Av. do Nazário – Estrada do Aterro Sanitário – Bairro Guajuviras

Ecoponto Niterói
Rua Jorge Lanner. Rua G, nº 141 – Bairro Niterói
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 16h

Escritório de Comunicação – PMC

RS Norte

Noticias Relacionadas