• 20 de abril de 2024

Amau recebe visita da Fainors com intuito de fortalecer parcerias sobre a cultura italiana

 Amau recebe visita da Fainors com intuito de fortalecer parcerias sobre a cultura italiana

A Federação das Associações Italianas do Norte e Nordeste do RS (Fainors), através de seu presidente. Marcos Dalla Rosa, esteve na sede da AMAU em Erechim, nesta terça-feira, 2. Foi recebido pelo presidente, Marcelo Arruda, que é o prefeito de Barra do Rio Azul.

Foram apresentadas sugestões para fortalecer parceria com municípios do Alto Uruguai de colonização italiana, e entre ad ações, projetos para preservação da língua italiana.

Na oportunidade o presidente da Fainors, Marcos Dalla Rosa, convidou a AMAU, para participar de viagem de 18 dias para Itália e França que acontece em setembro deste ano. No próximo dia 10, às 19 horas, na sede da Fainors, na Rua Torres Gonçalves, 731, acontece reunião com os interessados em participar da viagem e conhecer o programa e roteiro: “também sugerimos a inclusão no 4º voluma do livro ‘150 anos da imigração italiana’, dos municípios da AMAU”, salientou Dalla Rosa.

Assunto abordado também, durante a reunião, foi a possibilidade da instalação do ‘Leão de San Marco’, símbolo oficial da região do Vêneto na Itália, em praças dos municípios da AMAU que tenham a colonização italiana na sua origem.

Com relação as aulas de italiano, ministrada pela Fainors na região Alto Uruguai, os dois presidentes falaram sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos municípios de Barra do Rio Azul e Ponte Preta.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, afirma que: “nossa região é colonizada por várias etnias, entre elas italianas. Acredito que nossa associação de municípios, pode ajudar e muito, para que possamos preservar a cultura dos países de origem, que estão incrustados no nosso dia a dia”.

RS Norte

Noticias Relacionadas