ACEG celebra 80 anos e José Enedir Francisco foi um dos homenageados
A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) completa 80 anos de história. O fato é celebrado com uma programação especial que valoriza o jornalismo esportivo gaúcho. São realizadas várias atividades durante o segundo semestre deste ano.
Um dos eventos realizado há poucos dias, em Porto Alegre, foi a homenagem prestada aos todos os ex-presidentes da entidade, vivos. O jornalista de Frederico Westphalen, José Enedir Francisco – à direita na foto, ao lado de Rogério Amaral – foi um dos homenageados, além de João Bosco Vaz, José Torves, e Flávio Dutra, cujo bisavó foi prefeito de Iraí e que deu nome ao município de Vicente Dutra. Também homenageado João Garcia, que foi o sucessor de José Enedir. Também receberam homenagens muitos nomes da crônica esportiva atual.
Eventos
ACEG celebra 80 anos com programação especial que valoriza o jornalismo esportivo gaúcho
Além dos já tradicionais torneios de futsal e festa dos destaques do ano, calendário inclui Prêmio de Jornalismo, corrida de rua e livro histórico
O segundo semestre de 2025 marca uma data histórica para a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), que completa 80 anos de trajetória dedicada à valorização, defesa e integração dos profissionais da imprensa esportiva no Rio Grande do Sul. Fundada em 25 de setembro de 1945, a ACEG é uma das entidades mais tradicionais e longevas do País. Para comemorar a data, promove uma série de ações voltadas ao esporte, à excelência jornalística e à preservação da memória do jornalismo esportivo.
O atual presidente da ACEG é Rogério Amaral.
Todas as atividades comemorativas estão reunidas em uma seção especial no site da entidade — aceg-rs.com.br — e incluem práticas esportivas, iniciativas culturais e ações com foco acadêmico. O calendário será encerrado com a tradicional festa “Destaques ACEG 2025”, marcada para o dia 8 de dezembro, quando é celebrado o Dia do Cronista Esportivo, homenageando grandes nomes do esporte gaúcho.
“Comemorar os 80 anos da ACEG é mais do que olhar para o passado — é reconhecer o presente e projetar o futuro de uma categoria essencial para o esporte e para a sociedade. Valorizamos quem faz a imprensa esportiva com paixão e credibilidade. Queremos integrar gerações, reforçando nosso compromisso com o jornalismo esportivo gaúcho”, destaca o presidente da ACEG, Rogério Amaral.
A abertura das comemorações ficou por conta da Copa ACEG 80 Anos, torneio de futsal exclusivo para cronistas esportivos. A competição ocorre entre os dias 17 de agosto e 22 de novembro, com jogos aos finais de semana no Ginásio do Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre. Ao todo, oito equipes, com 115 atletas inscritos, disputam o título da edição de 2025. O campeonato tem patrocínio do Sesc e da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).
Com apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a ACEG também promove o Prêmio de Jornalismo Esportivo ACEG/80 Anos. A iniciativa reconhece a excelência de profissionais da cobertura esportiva e incentiva estudantes universitários a explorarem o segmento. As reportagens podem ser inscritas nas categorias texto, áudio, vídeo e crônica — esta última exclusiva para profissionais, em homenagem ao jornalista Ruy Carlos Ostermann. As inscrições seguem abertas até 15 de outubro, com prêmios em dinheiro, troféus, medalhas e diplomas.
Outra atração do calendário é a Corrida dos Jornalistas, realizada em parceria com a ARI. A prova acontecerá no dia 20 de novembro, aberta ao público geral, com percursos de 3 km e 6 km, e largada e chegada na sede da Federação Gaúcha de Futebol, na Av. Ipiranga. Haverá premiações especiais para jornalistas, nas categorias masculina e feminina.
Com o conceito de revisitar o passado com olhar para o futuro, a ACEG também prepara o lançamento de um livro comemorativo. Com curadoria e edição do jornalista Fernando Di Primio, a obra resgata a história da entidade e a evolução da cobertura esportiva no Estado. A publicação reúne depoimentos e imagens históricas que ilustram a transformação do jornalismo esportivo — da era analógica aos desafios do mundo digital. Na sede da ACEG, no Centro de Porto Alegre, também está prevista a inauguração de uma nova galeria de imagens dos ex-presidentes da associação.
ACEG celebra 80 anos de história e tradição no jornalismo esportivo gaúcho
Referência nacional e compromisso com o jornalismo esportivo regional
Por Rogério Amaral
Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, em pleno mês farroupilha, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) completa 80 anos, consolidando-se como guardiã da memória esportiva do Rio Grande do Sul e referência para o jornalismo esportivo em todo o País. Fundada em 1945, a ACEG nasce da paixão de homens e mulheres que entendem que o esporte vai muito além dos resultados em campo: ele é cultura, emoção, narrativa e memória.
A crônica esportiva desempenha um papel essencial na valorização do esporte. Não se trata apenas de registrar placares ou estatísticas, mas de contar histórias, eternizar feitos, traduzir a tensão de uma disputa e a alegria de uma vitória. Os cronistas esportivos, com sensibilidade e olhar atento, aproximam o público das competições, contextualizam acontecimentos e dão voz aos protagonistas, transformando momentos efêmeros em patrimônios da memória coletiva.
Nomes marcantes da crônica esportiva nacional passam e já passaram pela ACEG, e muitos outros continuarão a escrever esta história, mantendo viva a tradição da imprensa esportiva gaúcha. Além de registrar o presente, a Associação protege direitos fundamentais para os profissionais da área. Mais do que um direito, o credenciamento desses profissionais para as praças de esportes no Brasil é quase uma obrigação, feita pelas associações de classe.
Historicamente, houve tentativas de fragilizar esse processo, mas é pelo exemplo da ACEG que há avanços concretos. Há mais de 10 anos, a Associação entrou na Justiça para fazer valer a legislação existente — que, mesmo prevista, não era respeitada, especialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O trabalho da ACEG mostra aos legisladores a importância de manter, incluir ou aprimorar o artigo 212 da nova Lei Geral do Esporte, garantindo aos profissionais credenciados pelas entidades de classe acesso às praças esportivas e tribunas de imprensa reservadas. Essa conquista coloca a ACEG como referência nacional.
Ao longo de oito décadas, a ACEG reflete a força e a garra do povo gaúcho. Assim como o mês farroupilha celebra a bravura de uma terra que molda sua identidade com coragem e convicção, a associação simboliza o compromisso de profissionais que, com ética e dedicação, mantêm viva a história do esporte. Cada relato, cada crônica, cada registro é um elo que conecta gerações, preservando a essência de um jornalismo que transcende o campo de jogo e enraíza-se na cultura e na alma da sociedade.
Hoje, a ACEG não apenas comemora sua trajetória, mas reafirma sua missão: valorizar o jornalismo esportivo, proteger os direitos dos profissionais da imprensa e fortalecer a ponte entre as histórias vividas nos gramados e a memória de um povo que se orgulha de suas conquistas. Ao celebrar os 80 anos, a Associação inspira respeito e admiração, lembrando que a crônica esportiva é, ao mesmo tempo, registro histórico, arte narrativa e homenagem à paixão que move multidões.
Diretoria Executiva
Presidente – Rogério Amaral
1º Vice-presidente – Pedro Ernesto Denardin
2º Vice-presidente – Ana Carolina Aguiar
1º Secretário – Fabiano Barbosa Jr.
2º Secretário – André Prestes
1º Tesoureiro – Davis Wagner
2º Tesoureiro – Júlio Sortica
Conselho Deliberativo
José Alberto Andrade
Orestes de Andrade Jr.
Eduardo Torres
Luís Fernando Fracasso
Conselho Fiscal
Diogo Rossi
Clairene Giacobe
Carlos Eduardo Oliveira
Cristiano Cardoso
Informações da ACEG