Leão XIV celebra primeira missa como papa

O recém-eleito papa Leão XIV celebrou, nesta sexta-feira (9), sua primeira missa como pontífice. A cerimônia teve início por volta das 11h10 (horário local), 6h10 da manhã no horário de Brasília, na Capela Sistina, no Vaticano. A duração foi de cerca de uma hora e dez minutos.
A missa não contou com a presença do público, sendo restrita apenas aos cardeais que participaram do conclave, mas foi transmitida ao vivo. Veja acima como foi.
Na cerimônia, Leão XIV disse que a Igreja deve continuar seu “esforço missionário”. “Esses são contextos onde não é fácil pregar o Evangelho e testemunhar sua verdade, onde os fiéis são ridicularizados, combatidos, desprezados ou, na melhor das hipóteses, tolerados e lastimados. No entanto, precisamente por essa razão, esses são os lugares onde nossa missão é desesperadamente necessária”, disse.
“A falta de fé é muitas vezes acompanhada tragicamente pela perda do sentido da vida, pela negligência da misericórdia, por violações terríveis da dignidade humana, pela crise da família e por tantas outras feridas que afligem a nossa sociedade”, continuou ele.
O evento marcou o início oficial do ministério litúrgico do novo líder da Igreja Católica, após sua eleição no conclave. Os olhos do mundo se voltam mais uma vez para Roma, onde os primeiros gestos e palavras do novo papa começam a mostrar os rumos de seu pontificado.