• 17 de maio de 2024

Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

 Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

Projeto, iniciado em 2021 e que envolve 19 municípios, avança e está na fase de consultorias

Para construir uma estratégia de desenvolvimento do turismo e orientar a ação de gestores públicos e empresários, está sendo realizado o Projeto de Turismo Regional na Rota Águas e Pedras. Na última semana, representantes de toda a região estiveram em Erechim, para conhecer mais sobre as estratégias voltadas ao turismo local.  

A comitiva, composta por cerca de 50 pessoas, conheceu o case da Villa Trentin, voltado ao turismo e à gastronomia italiana, que tem espaço para eventos, como casamentos e dispõe de hotel, restaurante e lojas de artesanatos. No local, o grupo conheceu a história e se inspirou na visão empreendedora dos proprietários que apostaram no setor. O empreendimento recebe cerca de seis a oito mil pessoas por mês, inclusive turistas estrangeiros.

Além disso, a equipe também esteve na Cantina Slongo, conhecendo a centenária história, fundada pelos desbravadores da cidade. No local, são produzidos vinhos, sucos e vinagre, sendo uma indústria familiar e de pequeno porte, que recebe muitos turistas. Para finalizar, a comitiva visitou a Cervejaria Ágape, conhecendo a trajetória dos empresários, desafios superados e sucesso alcançado.

A participação em visitas técnicas de turismo regional e ações promovidas pelo Sicredi, Sebrae e prefeituras, são destacadas por Mariza Murari, uma das integrantes da comitiva. “Essas viagens nos proporcionaram ver o mundo por outros ângulos, e ofereceram a oportunidade de observar de pertinho as diversas formas de trabalho e inovação em turismo de outros locais. Sempre admirei a beleza natural da nossa região, por isso investi no turismo e hospedagem no Refúgio das Uvas, em Frederico Westphalen/RS. Tenho a convicção de que nosso potencial é vasto e estou determinada a apresentar suas maravilhas ao mundo”, conclui Mariza. 

De acordo com o assessor de Relacionamento da Sicredi Conexão, Rodrigo Castelli, o roteiro foi muito produtivo, em razão das semelhanças com a realidade local. “Também observamos o interesse de algumas pessoas do nosso grupo em investir no turismo. Isso é muito importante, pois entendo que os empreendedores é que farão esta ‘roda girar’, claro, com o incentivo dos envolvidos, Sicredi, órgãos públicos e Sebrae. Ver a animação deles em apostar neste setor, mostra que o que foi feito até aqui, por meio deste projeto para desenvolver o turismo está valendo muito a pena”, acredita Castelli.

O projeto

A iniciativa, idealizada pela Sicredi Conexão com a intercooperação da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, e pelo Sebrae-RS, começou em 2021 e envolve 19 municípios. Atualmente, o projeto está na fase de visitas técnicas e consultorias, que estão sendo feitas pelo consultor do Sebrae-RS, Cassio Falkembach. O profissional está acompanhando os representantes dos municípios na elaboração de projetos, com base nos Planos de Turismo, já entregues aos municípios. As visitas estão sendo feitas em agroindústrias, propriedades com interesse em investir no turismo, restaurantes, hotéis e cervejarias, buscando incentivar o turismo e elaborar as rotas, de acordo com as potencialidades. As consultorias encerram no mês de dezembro.

RS Norte

Noticias Relacionadas