• 28 de maio de 2024

Terraplanagem da Pista do Autódromo Internacional de Chapecó chega em 30%

 Terraplanagem da Pista do Autódromo Internacional de Chapecó chega em 30%

Mesmo com as chuvas dos últimos dias as obras seguem aceleradas na terraplanagem da pista do Autódromo Internacional de Chapecó, que já estão em cerca de 30%. Inclusive as máquinas chegam a avançar os trabalhos no período noturno, para não atrasar o cronograma.
Esta fase está sob responsabilidade do Automóvel Clube Chapecó. Na sequência a Prefeitura, que recebeu a doação da área, fará a pista de quatro quilômetros, num investimento de R$ 20 milhões.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, o projeto da pista está em fase final e as obras da próxima fase iniciam no primeiro semestre de 2024.
A intenção do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, é que as primeiras provas sejam disputadas já no final do ano que vem. O acesso do novo Autódromo, que fica na linha Cachoeira, já foi asfaltado pela Prefeitura.

DADOS SOBRE O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ

  • Será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.
  • Poderá sediar competições das principais categorias automobilísticas da América do Sul.
  • Irá gera grande impacto no turismo estadual, com especial movimentação na economia da região Oeste, em função da quantidade de pessoas e empresas envolvidas nos eventos a serem realizados. – O autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
  • Extensão de 4.057 metros para a pista, em sentido horário, de velocidade rápida, com detalhes técnicos e vários pontos de ultrapassagem e sete alternativas de pista, mediante cinco shortcuts (atalhos) no traçado.
  • Largura da pista de 12 a 15 metros e áreas de escape de até 80 metros, contemplando a topografia do terreno, ou seja, subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura da pista de 23 metros.
  • Características do traçado principal: três retas, a maior delas na largada, com 871 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros; e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante.
  • 37 boxes instalados fora da área do traçado e torre de controle de corrida, com área total de 9.705 metros quadrados.
  • Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal.
  • Localização: estrada geral para Linha Cachoeira, a três quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó.

RS Norte

Noticias Relacionadas