• 10 de julho de 2025

Secretário de Planejamento atualiza andamento para retorno do estacionamento rotativo em Frederico Westphalen

 Secretário de Planejamento atualiza andamento para retorno do estacionamento rotativo em Frederico Westphalen

Projeto prevê mais vagas, segurança reforçada e arrecadação revertida à comunidade
O secretário de Coordenação e Planejamento (Seplan) de Frederico Westphalen, engenheiro Valdenir Cadore, e o oficial de Gabinete, Diego Bertoletti da Rocha e o Secretário da Administração, Ernesto Tarcísio Baggio, participaram na tarde desta quarta-feira (9) de uma reunião com o presidente Alessandro Dal Piva e membros da diretoria da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW). O encontro teve como objetivo apresentar o andamento do processo de retorno do estacionamento rotativo no município.
Durante a reunião, Cadore destacou que um estudo técnico detalhado foi realizado com base no antigo edital do serviço, visando corrigir falhas e aprimorar o sistema para a nova licitação. “Foi feito um estudo minucioso para identificar os pontos que precisam de ajustes. A proposta do novo modelo é oferecer um número maior de vagas, conforme a demanda da população”, explicou.
Entre as principais mudanças está a adoção do modelo de locação, considerado mais viável para o município. O novo sistema contará com dois veículos de vigilância, com monitoramento em tempo real em parceria com a Brigada Militar, podendo ser adicionado ainda o serviço de zeladoria nas áreas abrangidas. “Essa estrutura será um reforço à segurança e à conservação das regiões onde o estacionamento rotativo será implantado”, destacou o secretário.
O projeto prevê ainda a instalação de 45 parquímetros e pelo menos 15 pontos de atendimento ao público. Os motoristas poderão pagar pelo estacionamento de seis maneiras diferentes, incluindo por meio de um aplicativo.
Atualmente, o projeto está na fase de Estudo Técnico. A proposta foi encaminhada para análise da equipe jurídica da prefeitura, que está avaliando a viabilidade legal das mudanças propostas. A próxima etapa será a apresentação oficial à Câmara de Vereadores. “Queremos, antes de enviar para votação, nos reunir com os vereadores para apresentar o novo modelo, esclarecer dúvidas e, se necessário, realizar ajustes”, afirmou Cadore.
Outro ponto importante do novo sistema é que as notificações de trânsito relacionadas ao estacionamento rotativo passarão a ser de responsabilidade exclusiva do município. Não haverá divisão dos valores com a empresa executora do serviço, e toda a arrecadação será destinada a projetos voltados à comunidade.

RS Norte

Noticias Relacionadas