• 23 de abril de 2025

QUESTIONANDO!!

 QUESTIONANDO!!

EVANS MELOADVOGADO

LIXO E MILHÕES EM RECURSOS.

Muitas reclamações estão sendo feitas a respeito do lixo na cidade. Muitos dizem que a aparência e limpeza da cidade reflete a administração que ela tem. Pois é!!! Em Frederico Westphalen a situação do lixo é crítica, pois ele está espalhado por toda a cidade e o sistema de coleta é deficitário. Mas o valor disponibilizado no orçamento para esse serviço é de R$5.270.000,00. O que está ocorrendo de fato, o valor não é suficiente, a empresa que faz a coleta não está atendendo as necessidades, o sistema é falho, faltam containers, o que de fato está ocorrendo? Uma coisa é certa, o lixo está se espalhando pela cidade e isso está virando um problema crônico. Seguramente o trabalho do Secretário do Meio Ambiente é de valoroso esforço, uma vez que possui ideias, políticas e projetos para coleta seletiva e melhorias nessa área, mas o empenho do Secretário do Meio não se torna em ações efetivas pelo fato de o que que a pasta responsável pela coleta é a Secretaria de Obras Viação e Serviços Urbanos, que possui o milionário recurso, o que impossibilita uma ação mais ampla e eficaz, assim por questões óbvias o serviço é deficitário, pois a pasta do meio ambiente não possui recursos e autonomia financeira para atuar de modo mais intenso, ao passo que o valor investido pala Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos para ser insuficiente para o dito serviço público ou as ações para coleta de lixo são ineficientes, o que será que está ocorrendo? Será que se trata de uma falta de gestão planejada de administração é o meio ambiente e a saúde pública estão sendo relegados pela administração de modo geral, com a inviabilização de ações positivas e benéficas para a comunidade? Ou será, ainda, que falta fiscalização ou até mesmo um contrato mais abrangente e eficiente? Certo é que a população vê o lixo se acumular e se espalhar sem uma solução.

ESTRUTURA REFORÇADA

A “caixa preta” da Oncologia, onde a transparência é inexistente, deixa mais um questionamento. Quem passa pelo local da obra vislumbra uma mega estrutura, com muitos pilares e pilares de grandes proporções, transparecendo que será feito no local um prédio de 20 andares. Todavia, o prédio, ao que parece, terá somente três pavimentos, então pendem questionamentos: Quem fez o projeto? Qual o motivo de tantos pilares? Será que o prédio é somente para 3 pavimentos? Será que estão usando mais cimento, ferro, arreia e materiais que o necessário? Quem está fornecendo estes materiais e por qual valor? Certo é que o dinheiro púbico está sob um manto de obscuridade e falta de transparência quase que instransponível. Qual seria o motivo dessa postura? Será que há algo a esconder ou só incapacidade de agir com transparência com o dinheiro público?

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO HDP

A direção do HDP resolveu marcar uma entrevista coletiva para prestar contas da Obra da Oncologia, o que demonstra que os questionamentos a respeito da transparência estão fazendo efeito. Todavia a direção não disponibilizou os balanços, cronograma da obra, valores recebidos e gastos, lista de fornecedores e informações pertinentes para questionamentos e para uma prestação de contas consistente e com possibilidade de aferição. A coletiva será realizada no dia 13/11/2024 às 19 horas no setor administrativo do HDP. As entidades que quiserem participar podem conformar e enviar perguntas até o dia 11/11/2024. Será que a Equipe de Transição irá participar? Mandem suas perguntas.

QUAL A SITUAÇÃO?

Qual a situação das emendas impositivas em Frederico Westphalen, será que será implementada no próximo governo? Desde quando está em análise na Câmara esta matéria?

FISCALIZA FREDERICO

Como está a programação da Expofred, será que conseguiram recursos? Será que o parque foi reformado? Como será que a gestão da Expofred está tratando com os atuais e futuros gestores?

Se tiver dúvida ou questionamentos envie para o e-mail [email protected]

João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

RS Norte

Noticias Relacionadas