• 9 de maio de 2025

QUESTIONANDO!! 

 QUESTIONANDO!! 

EVANS MELO – ADVOGADO

HDP É DA COMUNIDADE DE FREDERICO WESTPHALEN 

Muitos questionamentos estão sendo feitos a respeito do HDP, o que é muito sério, de modo que é de salutar importância expor que o Hospital, sua estrutura física, o imóvel e reformas são do município, ou seja, da comunidade de Frederico Westphalen. A gestão do HDP é realizada pela Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade, que atua sem fins econômicos, tem cunho filantrópico e assistencial, mas deve ser totalmente desvinculada de cunho político ou partidário, estando registrada sob CNPJ 92.404.789/0001-64, além de ser subvencionado em grande parte pelo SUS, ou seja, é sustentado por recursos públicos. É pertinente que todos tenham acesso ao estatuto do HDP, convênios, legislação que rege a relação da sociedade com o Município e com os recursos públicos. Em suma, se trata de um bem público administrado por uma entidade sem fins lucrativo e subvencionada por recursos públicos, ou seja, deve imperar a transparência e o respeito ao dinheiro público, pois, acima de tudo, é um serviço público de saúde voltado para a comunidade. Será que é isso que estamos vendo de fato? A população está satisfeita com o nível de transparência do HDP? Qual o motivo de não haver ao menos uma indicação pública de contas ou local para conferência, principalmente em face dos recursos públicos? 

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO HDP, ALGUÉM PODE DAR INFORMAÇÕES?

Na última quarta-feira (24/10/24) o Conselho Fiscal e Administrativo do HDP se reuniu para apresentação do balanço do primeiro quadrimestre e, ainda, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do referido período, também foi apresentado o relatório da auditoria, o qual foi aprovada pelos membros do Conselho. Também foi apresentada a prestação de contas da Obra da Oncologia e hemodiálise. Mas alguém de fato sabe o que consta em tal documentação? Então foi feita uma auditoria nas contas do HDP, será praxe, apuração de fatos ou “cortina de fumaça”? E a prestação de contas da Oncologia, o que será que estava descrito lá? Quem pode ter acesso a estes dados? Vale lembrar que o RS Norte e este colunista solicitaram informações a respeito das contas da Oncologia, emendas e uso de recursos públicos do HDP, mas o nível de transparência da gestão em curso sequer chegou ao ponto de responder o e-mail, a mensagem e o documento físico entregue em mãos na sede do HDP. Mas então, será que a administração da Sociedade que administra o hospital esqueceu que dinheiro público deve estar na vitrine da transparência? Quanto foi usado? Quem usou? Quem são os fornecedores? Como são realizadas as compras no HDP? Como são realizados os pagamentos? Essas questões são relevantes para a população, mas não, ao que parece, para a administração do HDP. Será que todos que sabem o que de fato ocorre?

NATAL CHEGANDO

Está chegando o Natal e com ele o “FREDERICO EM LUZ”, de modo que a prefeitura está contratando, sob a modalidade de dispensa de licitação, empresa para a elaboração do projeto elétrico da Iluminação Natalina 2024, os interessados podem procurar a prefeitura até o dia 04/11/2024, ÀS 17H30MIN CONFIRA NO SITE:

https://www.fredericowestphalen-rs.com.br/licitacao/view/66/aviso-de-dispensa-elaboracao-de-projeto-eletrico-da-iluminacao-natalina-2024-prazo-final-04112024-as-17h30min

QUAL A SITUAÇÃO?

Qual a situação do fornecimento de água no interior, será que as comunidades e os moradores das áreas rurais estão sendo devidamente atendidos pelo fornecimento de água potável? Qual a situação dos poços artesianos, será que estão em atividade? Até onde o serviço da Corsan atende Será que está sendo insuficiente ou de fato estão prestando um serviço amplo e universal? Estes fatos merece ser apurados, pois água é bem essencial.

FISCALIZA FREDERICO

Tenho recebido muitas reclamações a respeito da situação do lixo, lixeiras, depósito e coleta de lixo. Ao verificar a situação pela cidade constata-se que há muitas situações no mínimo equivocadas no sistema de coleta de lixo, visto que faltam containers para o depósito adequado de lixo, a coleta não se mostra seletiva e há muito lixo espalhado na cidade. Estamos analisando os contratos e valores para esse serviço e verificamos que há questões a serem esclarecidas. Vamos intensificar a investigação para apurar se de fato há algo ilícito ou somente irregularidades ou falta de planejamento para melhoria desse serviço.   

Se tiver dúvida ou questionamentos envie para o e-mail [email protected]

João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

RS Norte

Noticias Relacionadas