Projeto para asfaltamento da Transbrasiliana está em fase de conclusão, afirma DNIT
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT -, Fabrício Galvão, garantiu, durante uma audiência com o senador Luis Carlos Heinze, que o projeto de pavimentação da rodovia BR-153, mais conhecida como Transbrasiliana, está em fase final.
O diretor assegurou que toda a parte básica de engenharia já foi concluída, restando apenas a elaboração dos estudos ambientais e suas possíveis adequações. O grande desafio agora seria a liberação de recursos. O órgão informou que é necessário o aporte de R$ 80 milhões em emendas no orçamento de 2025 ou a inclusão no PAC para viabilizar a contratação da obra.
Conforme o senador Heinze, ele vem trabalhando na questão há anos e cobrou empenho dos órgãos federais. De acordo com o político, são 50 anos de espera e o recurso já foi perdido lá atrás porque não tinha projeto. Heinze ressalta que está retomando o diálogo com prefeitos, deputados e empresários para que se possa mobilizar todos os envolvidos e fazer essa entrega a população.
De acordo com o senador, o diretor do DNIT garantiu que no máximo em 12 meses a licença ambiental estará concluída. O empreendimento contempla a pavimentação asfáltica de 68 quilômetros, que ligam Erechim a Passo Fundo, e exige investimento na ordem de R$ 300 milhões. A expectativa é que a obra facilite o escoamento da produção na região, são mais de 500 mil hectares no entorno da rodovia. A via promete reduzir em até 13 km a distância entre as cidades, além de desafogar o trânsito na RS-135.
UIRAPURU FOTO/DIVULGAÇÃO