• 20 de junho de 2024

Passo Fundo se destaca como polo de organização e direcionamento de ajuda aos atingidos pelas enchentes

 Passo Fundo se destaca como polo de organização e direcionamento de ajuda aos atingidos pelas enchentes

Desde que o Estado foi atingido pela maior enchente da sua história, no início de maio, milhares de pessoas se viram sem suas casas, pertences, familiares e trabalho.  No entanto, milhares também estão sendo alcançados por uma demonstração nacional e mundial de solidariedade.  Doações chegaram de todos os locais do país e também do exterior.  São itens como água, comida, roupas, remédios e utensílios que ajudam a minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo.

Dada a extensão da tragédia, a defesa civil do Estado criou áreas de distribuição para os afetados e o grande centro de operações do norte do Estado foi definido em Passo Fundo.  A cidade recebe doações em órgãos locais e nas antigas instalações da Manitowoc.  Lá voluntários descarregam, fazem triagem e encaminham as doações para cidades atingidas.  A Uirapuru ouviu em sua programação o Prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, sobre a atuação da cidade neste cenário. O Prefeito Pedro participou ainda ontem de uma reunião virtual da Frente Nacional dos Prefeitos, destacando estas ações.

Na Uirapuru o Prefeito disse que o movimento de doações e voluntários é intenso, com 400 voluntários e servidores municipais trabalhando todo o dia.  Citou também a importância das parcerias empresariais locais, destacando Rede de Farmácias São João, Be8, Razão Info, dentre outras, que colocaram todo seu conhecimento e estrutura para dar vazão ás doações.

Na última madrugada foram mais de 20 caminhões aguardando para serem descarregados, com 7 empilhadeiras trabalhando o dia todo.  Isso mostra, conforme o prefeito, a grandeza do que está sendo feito aqui. Disse ainda que todos os voluntários são bem vindos no local, podendo se inscrever no 99127-7954 e ajudar neste importante trabalho neste final de semana ou nos próximos dias. No local há uma empresa contratada pela prefeitura para servir almoço e lanche da tarde aos voluntários, gratuitamente.

Durante a tarde a Uirapuru foi até o centro de distribuição, na antiga Manitowoc e conversou com o Tenente-Coronel Darci Bugs, Coordenador da Defesa Civil no Estado.  Conforme ele, o trabalho no local é intenso e demanda muitos voluntários diários para ajudar na triagem.  No local o trabalho acontece todos os dias da semana, das 08h ás 18, com linhas da Codepas partindo ás 08hs do CTG Lalau Miranda e voltando para a cidade ás 13h e às 18h. O local recebe todas as doações arrecadadas nos mais diferentes pontos de Passo Fundo, onde é organizado.

O Comandante da Defesa Civil de Passo Fundo, Coronel Fernando Carlos Bicca, explicou que, durante a sexta-feira, 529 voluntários ajudaram no local. O espaço comporta até 600 pessoas em trabalho.  No entanto, a necessidade é diária, uma vez que nem todos podem ajudar diariamente.  Bicca revelou que em um dia foram descarregados 38 caminhões com doações.  Trata-se de uma operação gigante que só funciona graças aos voluntários e ao conhecimento também dos empresários parceiros e suas estruturas. Tudo é organizado de forma metódica e com entrega direta em cada prefeitura necessitada, partindo de Passo Fundo. No momento a demanda é por alimento e água, além de produtos de limpeza.

RÁDIO UIRAPURU

RS Norte

Noticias Relacionadas