• 9 de maio de 2025

Papa Leão XIV viria ao Brasil para Assembleia da CNBB; passagens estavam compradas

 Papa Leão XIV viria ao Brasil para Assembleia da CNBB; passagens estavam compradas

O novo papa Robert Francis Prevost, conhecido agora sob o nome de Leão XIV, viria ao Brasil para participar da 62ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorreria entre os dias 30 de abril a 9 de maio de 2025 no interior de São Paulo, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

As passagens já estavam compradas e ele havia produzido um discurso na qual leria para os bispos presentes.

O evento, no entanto, foi cancelado pela morte do papa Francisco e os ritos do conclave, e agora está marcado para 15 a 24 de abril de 2026.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Assembleia Geral ainda traria outros grandes nomes da Igreja Católica do mundo inteiro e que acabaram participando da votação da escolha do novo pontífice.

‘E quando os convidamos, ele imediatamente aceitou. O Brasil ganha, o mundo ganha e o sucessor de Pedro agora merece todo o nosso apoio, orações e unidade’, disse Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB em coletiva de imprensa.

Essa não seria a primeira vez do novo papa no Brasil. Ele já esteve em solo nacional em outras duas ocasiões: em 2012 e 2013, em São Paulo e Belo Horizonte. Na época, o pontífice atuava como padre geral dos Agostinianos.

Leão XIV possui uma estreita relação com a América do Sul, inclusive com nacionalidade peruana. Por isso, ele pode ser considerado uma espécie de segundo papa da América do Sul, logo depois do argentino Francisco.

Ele chegou no país em 1985, enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura. No ano em que ganhou cidadania foi nomeado bispo de Chiclayo e chegou a ser vice-presidente da Conferência Episcopal do Peru. Sua mãe, Mildred Martínez, aliás, possui ascendência espanhola – de acordo com o site Diario Correa, ela é peruana.

Além disso, o novo pontífice também é o segundo papa das Américas, também após justamente o papa que o precedeu.

RS Norte

Noticias Relacionadas