• 24 de março de 2025

Nova usina de etanol da Be8 em Passo Fundo pode ampliar em 15% área plantada de trigo no RS

 Nova usina de etanol da Be8 em Passo Fundo pode ampliar em 15% área plantada de trigo no RS

Um dos grandes assuntos abordados dentro da Expodireto Cotrijal é a sustentabilidade e a preservação ambiental. Com reflexos diretos já no clima pelo aquecimento global, o mundo está em uma verdadeira corrida na busca por combustíveis verdes.  Á frente de muitos está a Be8, que desde o seu surgimento em Passo Fundo buscou a criação do biocombustível, inicialmente atrelado ao diesel e usando cereais e farelos como matéria-prima, ao invés do petróleo.  Recentemente um novo passo foi dado pela empresa com o anúncio da primeira usina de etanol de Passo Fundo.

Atualmente a planta está na fase de terraplenagem, sendo localizado o terreno às margens da BR 285, saída para Carazinho.  Esta nova planta impactará de forma positiva de diferentes formas na economia e no cenário do agro gaúcho.  Este impacto positivo foi tema de palestra durante a Expodireto Cotrijal, no espaço Tecnoagro. Na ocasião o novo cenário do setor foi apresentado por Milton Sfredo e Fábio Benin, da Be8.

Fábio conversou ao vivo com a Uirapuru e explicou que a empresa está se aproximando do início da construção do espaço civil na nova usina.  Isso deverá acontecer nas próximas semanas.  Serão 40 hectares ocupados por estrutura civil e equipamentos. Serão gerados inúmeros impactos regionais, com empregos, tributos e movimentação logística. Serão 1500 toneladas de cereais por dia demandadas na usina.  No ano, 2/3 serão ocupados pela cultura do trigo, que será destinado também para extração do glúten vital. Com tudo isso, a área plantada com trigo no Estado deverá ser ampliada em 15%, avalia Fábio.

RÁDIO UIRAPURU

RS Norte

Noticias Relacionadas