• 18 de maio de 2024

Microcrédito Cultural: Prefeitura de Canoas prorroga inscrições até 20 de abril

 Microcrédito Cultural: Prefeitura de Canoas prorroga inscrições até 20 de abril
PMC

Aproveitar o incentivo financeiro para escrever um livro, produzir um documentário ou preparar um espetáculo. Artistas, grupos artísticos e pequenos produtores podem participar da seleção do Microcrédito Cultural 2022. Nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Canoas prorrogou o período de inscrições até 20 de abril. Interessados podem protocolar o seu projeto, com a documentação necessária, junto à Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), Rua Ipiranga, 120, Centro, das 8h às 18h.

Quem tiver dúvidas na elaboração do projeto e documentação necessária, pode contar com a orientação presencial da Secretaria Municipal da Cultura (Rua Ipiranga, 105, Centro). Além de atenderem na sede, a secretaria vai divulgar, na próxima semana, a agenda de atendimento descentralizado nas diferentes regiões da cidade. Interessados podem acompanhar a divulgação pelas redes sociais da Prefeitura.

Músicos, atores, bailarinos, escritores, produtores, entre artistas de outras linguagens culturais, podem participar da seleção para o Microcrédito Cultural 2022. O Programa, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, vai contemplar até 50 projetos de R$ 5.000,00, totalizando o investimentos de R$ 250.000,00. O edital pode ser conferido no site da Prefeitura de Canoas www.canoas.rs.gov.br.

“O Microcrédito Cultural é um programa de incentivo que visa fomentar a economia da cultura local, promover a diversidade cultural e favorecer o desenvolvimento da cidadania através de artistas residentes em Canoas”, pontua o secretário Municipal da Cultura, Pinheiro Neto.

Incentivo para os talentos locais
Na edição do Microcrédito Cultural de 2021, um dos projetos contemplados foi o Arquivo Papo Punk do Sul – Culturas Artesanais, da cantora e artesã Vanessa Barcellos do Amaral, 42 anos. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com colaboradores do projeto Arquivo Punk Rock do Sul. Além de uma live sobre arte criativa, artesanato e sustentabilidade, realizada dia 16 de março, o projeto prevê a entrega de ecobags e máscaras para o Quilombo Chácara das Rosas.
Até setembro deste ano, o projeto vai promover uma oficina de criação artesanal que será gratuita para a comunidade. “Nosso projeto busca reforçar o artesanato como forma de expressão e sobrevivência dos artistas. O Microcrédito foi importante para fazer o nosso projeto acontecer”, destaca Vanessa.

Cotas garantem 10 pontos na seleção
A seleção dos projetos do Microcrédito Cultural conta com um sistema de cotas nesta edição de 2021. Os realizadores que se declararem negros, idosos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência, ciganos ou LGBTQIA+ já vão largar com 10 pontos.

Inscrições
* As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, nº 120, Centro, das 8h às 18h, até o dia 20 de abril.
* Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (51) 3425 7702 – opção 3. Interessados também podem comparecer presencialmente na Secretaria da Cultura, na Rua Ipiranga, 105, no Centro, diariamente das 8h às 18h.

Escritório de Comunicação – PMC

RS Norte

Noticias Relacionadas