• 18 de maio de 2024

Lideranças unidas em favor da Ferrovia Norte-Sul

 Lideranças unidas em favor da Ferrovia Norte-Sul

Lideranças da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), representando o Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, se reuniram juntamente com líderes do Oeste Catarinense na sexta-feira, 9, em Palmitos (SC) para discutir o projeto da Ferrovia Norte-Sul nos trechos catarinense e gaúcho. A ferrovia chegou a São Paulo e com o tempo a meta é que a estrutura chegue a Santa Cataria. A caminhada é longa e a mobilização da região se justifica, pois  chegando a Chapecó existe também uma mobilização de outras lideranças para que a ferrovia passe por Passo Fundo e não na nossa região.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi, Rafael Jacques Oliveira, apresentou um histórico detalhado sobre a ferrovia, com ênfase nos representantes do oeste catarinense. Oliveira ressaltou a necessidade do apoio mútuo entre as regiões para a implantação do projeto e destacou o potencial de desenvolvimento que o trecho traria para os estados envolvidos.

O presidente da Amzop e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, ressaltou a importância crucial da união entre as associações para o progresso dos próximos passos relacionados à Ferrovia Norte-Sul. Ele enfatizou que o trajeto, que já possui Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), atravessa municípios do oeste catarinense, trazendo vantagens significativas para essas regiões e facilitando o desenvolvimento do projeto executivo.

Além dos líderes políticos, o assessor do deputado estadual Altair Silva (SC) esteve presente e representantes do setor empresarial, como o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, também participaram do encontro, destacando a importância da construção dos trechos catarinense e gaúcho da ferrovia para impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair novos investimentos para as regiões

Ficou agendado um novo encontro para o dia 30 de junho, em Frederico Westphalen, que reunirá lideranças políticas, empresariais e outros representantes da sociedade em prol do movimento.

Foto: Amzop

RS Norte

Noticias Relacionadas