• 28 de abril de 2025

HSVP recebe equipamento de última geração e avança no tratamento oncológico e neurológico na América Latina

 HSVP recebe equipamento de última geração e avança no tratamento oncológico e neurológico na América Latina

Acelerador linear é considerado um dos mais modernos do mundo e garante tratamentos mais precisos e inovadores aos pacientes

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo acaba de dar um grande passo na inovação tecnológica com a chegada de um acelerador linear de última geração para o Serviço de Radioterapia. O equipamento Elekta Versa HD, com o sistema ExacTrac Dynamic da BrainLab, foi recebido em uma operação logística de grande porte no último domingo, 27 de abril.

Com essa aquisição, o HSVP oferecerá terapias mais eficazes para doenças neurológicas e outras condições cerebrais e funcionais. Este é o primeiro sistema conjunto Elekta e BrainLab da América Latina, considerado um dos mais avançados aceleradores lineares do mundo, garantindo tratamentos mais precisos e inovadores. O avanço moderniza a infraestrutura do hospital e amplia o acesso a tratamentos de ponta para pacientes oncológicos e neurológicos da macrorregião norte do Rio Grande do Sul.

Os físicos médicos responsáveis pela Radioterapia, Dr. Bruno Tonetto e Dra. Rochele Bevilaqua, explicaram que o tratamento com precisão submilimétrica já era possível com o equipamento anterior, o acelerador linear Synergy Full. “Com a nova aquisição, teremos o parque mais moderno de aceleradores da Elekta, capacitado para atender pacientes oncológicos e não oncológicos com excelência. Além disso, contaremos com um sistema de rastreamento por superfície e dosimetria in vivo, garantindo a entrega precisa da dose na região desejada, poupando órgãos e tecidos saudáveis”, destacaram.

O médico radioterapeuta e responsável técnico do Serviço, Dr. César Augusto da Silva, ressaltou a importância da renovação. “Atualmente, atendemos cerca de 120 pacientes por dia com um único acelerador. Com o Elekta Versa HD, poderemos aumentar a capacidade de atendimento, oferecendo tratamentos mais rápidos e eficientes. O Serviço de Radioterapia, inaugurado em 2004, tem como objetivo proporcionar qualidade e conforto aos pacientes oncológicos. Após mais de 20 anos de sucesso, a renovação tecnológica reforça nosso compromisso de investir continuamente na melhoria da infraestrutura”.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, reforça a relevância do investimento para o futuro do hospital. “Esse equipamento, adquirido por R$ 8.826.550,00 com recursos do Ministério da Saúde, coloca o hospital na vanguarda do tratamento de doenças complexas, com alta precisão e uma abordagem integrada. Reforçamos, assim, nosso compromisso com a excelência, aprimorando as tecnologias e garantindo um atendimento seguro, eficiente e humanizado”, afirmou Ilário.

Com a chegada do novo acelerador linear, que começará a operar nos próximos meses após montagem e calibração, o Hospital São Vicente de Paulo se consolida como referência no tratamento de doenças oncológicas e neurológicas no Estado. “O HSVP sempre busca as melhores tecnologias para apoiar a medicina, e o acelerador é mais um exemplo disso. O novo equipamento representa um importante acréscimo ao nosso parque tecnológico, que está em constante modernização para oferecer terapias inovadoras, essenciais para o sucesso dos tratamentos e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, finalizou o engenheiro clínico Tiago Ianiski.

Fotos –  Ana Paula Koenemann – Comunicação HSVP

FOTO: Operação logística de grande porte no domingo marcou a chegada de equipamento de última geração no Serviço de Radioterapia do HSVP

RS Norte

Noticias Relacionadas