• 2 de julho de 2025

HSVP Passo Fundo realiza primeiro transplante de fígado do ano

 HSVP Passo Fundo realiza primeiro transplante de fígado do ano

Brigada Militar deu suporte aos profissionais da saúde para o transporte do órgão

Uma verdadeira força-tarefa em prol da vida aconteceu no Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, nesta terça-feira, 1º de julho. A instituição realizou o primeiro transplante hepático do ano, beneficiando um paciente de 45 anos que, desde 2023, aguardava na fila por um fígado.

A operação teve início ainda na madrugada, às 1h15, quando os profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4) do HSVP embarcaram no Aeroporto Lauro Kortz, em um avião da Brigada Militar, tripulado pelo comandante Bonilla e pela segunda-piloto, capitã Paula, com destino ao Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. Após a captação do órgão doado, por volta das 4h30, a equipe retornou à cidade de origem para realizar o procedimento de implantação, que teve início às 7h30.

Todas as etapas do transplante, desde a captação até a implantação do fígado, que durou aproximadamente 14 horas, foram coordenadas pelo médico cirurgião Gustavo Pileggi Castro com o apoio da enfermeira Micheline Gisele Dalarosa (OPO 7), do cirurgião cardíaco Guilherme Krahl, do anestesista Luiz Carlos Kramer Filho, do técnico de enfermagem e perfusionista Ederson Joelci de Oliveira, além de residentes e instrumentadores.

Vários fatores são essenciais para o sucesso de um transplante, especialmente no caso do fígado, onde além da compatibilidade sanguínea, o doador e o receptor precisam apresentar condições físicas semelhantes. A eficiência técnica da equipe e a qualidade dos equipamentos também são fundamentais para garantir a eficácia do processo de captação e recepção. 

O diretor técnico médico, Adroaldo Mallmann, parabenizou todos os envolvidos pela rápida mobilização, especialmente aqueles que se deslocaram até Caxias do Sul. “Enquanto todos nós estávamos no conforto dos nossos lares, a equipe da OPO4 e da Brigada Militar trabalharam, sem descanso, em uma das madrugadas mais geladas da década, com a missão de salvar mais uma vida. Em nome da instituição, deixo meu respeito e admiração a esses profissionais.”

RS Norte

Noticias Relacionadas