• 28 de maio de 2024

Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas disponibilizará 60 novos leitos à comunidade

 Hospital Nossa Senhora das Graças  de Canoas disponibilizará 60 novos leitos à comunidade

PMC DIVULGAÇÃO

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, esteve na manhã desta quarta-feira (22) vistoriando as obras de melhorias no Hospital Nossa Senhora das Graças. A instituição passa pela qualificação do setor de internação. A Ala 4, última a receber reformas, está em fase de acabamentos, devendo ser aberta aos pacientes na primeira quinzena de outubro. Com as obras, que incluíram benfeitorias estruturais, inclusive nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, a instituição passará a ofertar 60 novos leitos. 

PM CANOAS

Jairo esteve nos quartos, observando a qualidade dos materiais empregados e o trabalho desenvolvido pela equipe de manutenção do HNSG. Os armários foram fabricados na marcenaria do hospital. Também na área assistencial, o prédio do Serviço de Oncologia passa por ampliação, para melhorar o acolhimento. “Estamos investindo mais de R$ 1 milhão em obras no nosso querido Nossa Senhora das Graças para melhorar o atendimento aos canoenses e salvar vidas. São mais 60 leitos SUS, ampliação do Centro da Oncologia e instalação de um gerador de energia com autonomia de 12 horas em caso de apagão. Nosso compromisso é com a vida”, enfatizou.

Também acompanharam a visita, o diretor-geral do Graças, Juliano da Silva; o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques; o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos; secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; o assessor superior de Saúde de Canoas, Régis de Oliveira Júnior; o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Gilson Oliveira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein, e o representante da OAB Canoas, Tiago Oliveira de Castilhos. 

Maior eficiência energética e economia

Outro importante investimento foi a instalação do novo gerador. O prefeito conheceu a estrutura instalada no pátio, que permitirá o pleno funcionamento da instituição no caso de falta de luz por até 12 horas. Além da segurança para a garantia da manutenção de serviços, especialmente num momento de crise elétrica nacional, o novo equipamento vai garantir maior eficiência energética e economia. Funcionando em sistema de transferência de rampa, o grupo gerador poderá ser acionado em horários de pico, quando a energia na concessionária é mais cara.  A expectativa é que o investimento de R$ 300 mil se pague totalmente com a economia na conta de luz. 

Obras finalizadas

Toda a área de internação foi encontrada em situação precária pela atual administração, inclusive na Ala 2, que atende convênios, essencial para subsidiar a saúde pública numa instituição filantrópica. Nesta, dos 65 leitos, 17 estavam fechados por não apresentarem condições de uso, e foram recuperados.

As Alas 1 e 3, que atendem ao SUS, também já passaram por reformas. A primeira funcionou como Clínica Médica exclusiva para Covid-19, abrigando 45 leitos durante o pior momento da pandemia. A outra recebe ainda pacientes da Clínica Cirúrgica, que teve sua capacidade ampliada de 17 para 32. A instituição adquiriu novas camas hospitalares para as instalações.

Em fevereiro, foi inaugurada a nova Emergência SUS, que recebeu melhorias para prestar um atendimento mais qualificado aos pacientes. Já em junho, foi lançado o Ambulatório Pós-Covid, que recebe pacientes com sequelas após a infecção por coronavírus, encaminhados pela rede pública de Canoas.

Texto: Assessoria de Imprensa do HNSG. 

Escritório de Comunicação – PMC

RS Norte

Noticias Relacionadas