• 29 de abril de 2025

Hospital de Clínicas de Passo Fundo forma nova turma vinculada aos Programas de Residência Multiprofissional

 Hospital de Clínicas de Passo Fundo forma nova turma vinculada aos Programas de Residência Multiprofissional

A solenidade de certificação dos das turmas dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada em Neurologia e Neurocirurgia, Atenção à Saúde Mental, Materno-Infantil/Neonatologia e Urgência e Emergência/Intensivismo ocorreu nesta quinta-feira (20) no Teatro do Sesc, em Passo Fundo. 

Estes Programas de Residência Multiprofissional possuem o Hospital de Clínicas de Passo Fundo como instituição formadora. “Além de ofertar mais profissionais para a assistência à comunidade, os Programas de Residência Multiprofissional também são importantes para a consolidação do ensino como um dos pilares da estrutura do HCPF e desta forma, um local que oferta oportunidades para os recém-graduados.” enfatizou o administrador do HCPF, Luciney Bohrer.

Vinte e oito profissionais concluíram sua formação em 2025 nas áreas ofertadas pelos Programas de Residência Multiprofissional. “Ao se pensar na assistência em saúde e na aplicação de toda e qualquer tecnologia, visando o bem-estar físico e mental das pessoas, faz-se importante que a todo plano, projeto ou atenção esteja incorporado ao sentido base, e esse sentido base é o ser humano. Para isso, faz-se pertinente que as respostas procuradas busquem o  além, e neste fazer se incorporam os saberes multi e interprofissionais.” pontuou a coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica do HC, Marisa Diniz.

Para o fonoaudiólogo especialista em Neurologia e Neurocirurgia, Denis Soares Navarro, as 5.670 horas vividas durante a residência proporcionaram crescimento pessoal e profissional. “Sabemos que encontrar palavras para descrever o que sentimos é um desafio que é necessário para refletirmos sobre tudo o que vivemos, pois dois anos podem parecer curtos, mas quando refletimos sobre tudo o que passamos, percebemos que o tempo é recheado de experiências que moldam nossa jornada. Este período trouxe consigo inúmeras lições. Foram dias de adaptações, superações, desafios e também muito crescimento.” destacou.

Os Programas de Residência Multiprofissional com a chancela Hospital de Clínicas são desenvolvidos em parceria com as prefeituras de Coxilha, Mato Castelhano e Passo Fundo, além da Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo, locais que atuam como campo de prática para a formação dos residentes.

RS Norte

Noticias Relacionadas