• 10 de setembro de 2024

Histórias de superação e inspiração marcam abertura da Semana da Pessoa com Deficiência 2024

 Histórias de superação e inspiração marcam abertura da Semana da Pessoa com Deficiência 2024

Programação iniciou na quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores, e seguirá até o dia 28 de agosto

Fazendo jus ao tema deste ano–“Nossa história: quem somos e o que fazemos” –, a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024 foi marcada por relatos emocionantes de PcD e familiares. O momento ocorreu na quarta-feira, 21 de agosto, em solenidade realizada no Plenário da Câmara de Vereadores.

Inicialmente, o autodefensor da Apae, Jardel Portes, que integrou a mesa de autoridades representando as pessoas com deficiência, deu às boas-vindas ao público e parabenizou todos os organizadores do evento. “Agradeço o empenho e dedicação de todos os envolvidos nesta programação, para que nossa história seja vista e ouvida e nossos direitos garantidos. Espero que cada vez mais a sociedade se conscientize, respeite e valorize a trajetória e a história da pessoa com deficiência”, destacou Portes.

Na sequência, também realizaram suas manifestações a diretora da Apae, Jussania Basso Bordin, representando todas as entidades e instituições parceiras; o vereador Raul Pazuch da Silva, que falou em nome do Poder Legislativo e a secretária de Educação e Cultura, Marisa Fátima Botton Piton, que representou o Executivo Municipal.

Histórias compartilhadas

Após a fala das autoridades, a programação abriu espaço para pessoas com deficiência compartilharem suas histórias de vida. O primeiro relato foi do colaborador do Sicredi Conexão, Luciano Ruaro, que possui deficiência auditiva. “A minha vovó me cuidou desde quando eu era pequeno até meus 15 anos, hoje eu trabalho direto. Eu tenho muitos amigos, eles me chamam para fazer churrasco, me fortalecem e me incentivam. Eu atualmente trabalho no Sicredi. Todos são meus amigos lá, pessoas muito queridas para mim”, comunicou Luciano, por meio de sinais traduzidos pela intérprete de Libras do município, Angela Padilha.

A esposa de Luciano, Fernanda de Almeida Ruaro, também o acompanhou durante a exposição e complementou o relato do marido. Fernanda contou que Luciano foi criado pelos avós, que após descobrirem a deficiência do neto sempre o incentivaram a ter uma vida normal, estudar e trabalhar. “Ele estudou numa classe especial na Escola Afonso Pena, onde sempre foi incentivado pelos professores, família e amigos. Quando ficou mais velho começou a trabalhar com os tios. Depois trabalhou por 14 anos na Marina Veículos e há vários anos é colaborador no Sicredi Conexão. Ele é muito trabalhador, em casa também nos ajuda muito. Temos uma filha, a Amanda, que não possui deficiência, e vivemos uma vida normal, com as dificuldades que todas as famílias enfrentam, mas buscando melhorarmos a cada dia”, relatou.

Fernanda também citou sobre o preconceito que ainda existe contra as pessoas com deficiência e à família do PcD. “Na escola minha filha ouve muito ‘ah, o teu pai é surdo’! O pior, às vezes, são os próprios parentes, que sabem e fazem questão de frisar isso”, disse.

Após a exposição do casal, o amigo de Luciano, Fábio Rossatto, e a colega de trabalho e gerente de Comunicação e Marketing do Sicredi Conexão, Micheli Thiesen, também usaram o microfone para deixarem algumas palavras. Eles destacaram as habilidades de Luciano no trabalho, seu relacionamento com os colegas e amigos, profissionalismo, além da dedicação e superação em tudo o que faz. A cooperativa de crédito também fez uma homenagem a Luciano, que ficou emocionado e muito feliz com o reconhecimento.

“Rumo à formatura em 2025”

A segunda história de vida compartilhada foi a do aluno do Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW), Anderson Luiz Negrini. Morador de Palmitinho, o jovem com Síndrome de Down é estudante do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

Em sua apresentação, Anderson mostrou toda a sua trajetória, destacando etapas da vida que considera importante na sua caminhada, tais como, a realização da Primeira Eucaristia e da Crisma e a formatura do Ensino Fundamental. Também apresentou detalhes da sua rotina no IFFar, explicando aulas práticas do curso e momentos com os colegas e professores. “Eu escolhi estudar no IFFar porque meu irmão Alan também fez o Técnico em Agropecuária e porque eu gosto muito de animais (porco, ovelha e cavalo)”, comentou.

Anderson encerrou sua participação com a frase “Rumo à formatura em 2025” estampando o telão no plenário, com certeza, mais uma grande conquista na sua linda e inspiradora história de vida.

Programação segue até o dia 28

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2024 é uma realização da APAE de FW e o Poder Legislativo, com apoio do IFFar-FW, Uergs, Executivo Municipal, Conselho Municipal de Saúde, URI-FW, TEAcolhe, Associação dos Autistas Miguel e FWTV Digital. Neste ano, a programação contempla a Semana Nacional, instituída pela Lei Nº 13.585/2017, mas realizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, e a Semana Municipal, instituída pela Lei Nº 4.931/2021 e desenvolvida pelo Poder Legislativo de FW e demais entidades do município desde 2022.

Além da abertura, na quinta-feira, 22, foi realizada a palestra “Qual é teu papel na promoção da aprendizagem e do bem-estar de crianças e adolescentes com TEA?”, com a psicóloga Hosana Gonçalves. O evento reuniu centenas de pessoas do Salão de Atos da URI-FW. Nesta sexta-feira, 23, às 13h30min, ocorre a abertura da Exposição Fotográfica “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, na Vitrola Café. A exposição ficará no local para visitação do público até a segunda-feira, 26.

Sexta-feira, 23, a segunda-feira, 26

Exposição Fotográfica “Nossa história: quem somos e o que fazemos”.

Horário: dia todo

Local: Vitrola

Sábado, 24

Lançamento do grupo de CTG “Invernada Especial da APAE”

Horário: 19 horas

Local: CTG Rodeio da Querência

Segunda-feira, 26

Palestra “Tecnologia Assistiva: contribuições para os processos inclusivos escolares, com a doutora e assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS”, Andréa Poletto Sonza (via Meet). Mediação: professoras Claudia Cristina Wesendonck (Uergs-FW) e Graciela Fagundes Rodrigues (IFFar-FW)

Horário: 19 horas

Local: Plenário da Câmara de Vereadores

Haverá transmissão pelo Facebook e YouTube da FWTV

Terça-feira, 27

– Show de Talentos com as 13 APAEs do 2º Conselho

Horário: o dia todo

Local: APAE-FW

– Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, com depoimentos de Gilmar Prestes, da intérprete de Libras do município, Angela Padilha, e de Roselei da Silva (avó de aluno surdo).

– Exposição Fotográfica “Nossa história: quem somos e o que fazemos”.

Horário: 19 horas

Local: Plenário daCâmara de Vereadores

Haverá transmissão pelo Facebook e YouTube da FWTV

Quarta-feira, 28

Roda de Conversa sobre “Empoderamento familiar e direitos das pessoas com deficiência”, com representantes do Grupo TEAcolhe FW e os advogados Luís Antônio Baldissareli e Jackson Silva dos Santos.

Horário: 19 horas

Local: Plenário daCâmara de Vereadores

Haverá transmissão pelo Facebook e YouTube da FWTV.

RS Norte

Noticias Relacionadas