• 13 de abril de 2024

Guarda Municipal conversa com estudantes para prevenir todos os tipos de violências

 Guarda Municipal conversa com estudantes para prevenir todos os tipos de violências

PMC

PMC

Reaprender a convivência social respeitosa e empática com a volta às aulas presencial. Essa “disciplina” faz parte da rotina da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Carlos Ludwig, no Bairro Mathias Velho. Nesta terça-feira (19), foi realizada uma palestra do projeto Ronda Escolar. Turmas do 6º e 7º ano e da Educação de Jovens e Adultos (Eja) participam do primeiro dia de bate-papo. Amanhã (20), será a vez da Guarda Municipal de Canoas conversar com os alunos dos 8º e 9º anos.

Conforme o Guarda Municipal Paulo Ricardo Gonzaga dos Santos, que atua há 18 anos como servidor do Município, as palestras da Ronda Escolar trabalham três eixos principais: Direitos e Deveres, Prevenção à Violência e Orientação para os Valores. “Alertamos os alunos para a necessidade de prevenção ao bullyng, brigas verbais ou físicas, e para outros conflitos que possam trazer prejuízo para o ambiente escolar”, destaca Gonzaga. Ele ainda informa que a Guarda Municipal costuma realizar rondas sistemáticas em frente das escolas e presta assessoria em situações de mediação de conflitos.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig, Nívea Moreira, conta que o projeto de prevenção às violências da Guarda Municipal é fundamental para apoiar as escolas. “Com o retorno das aulas presenciais, após a pandemia, percebemos os alunos muito agressivos e sem limites. É preciso um trabalho de reaprendizado para o convívio social, de forma empática e respeitosa”, pontua Nívea.

Ronda Escolar percorre diferentes escolas
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil destaca que, além da ronda no entorno das escolas, na entrada e saída dos alunos, o projeto conta com uma série de atividades, como palestras e oficinas, que serão retomadas ainda neste primeiro semestre. A formatação das ações acontece a partir da realidade e do contexto social de cada instituição de ensino.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o objetivo é realizar um atendimento especializado para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. “A Prefeitura trabalha para a prevenção às violências nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais”, afirma Wendt.

RS Norte

Noticias Relacionadas