Governo desiste de realizar novo leilão para importar arroz
O governo federal decidiu que não vai realizar novos leilões para importar arroz, segundo apurou o R7. No mês passado, o Executivo chegou a promover um certame para a compra de arroz importado, mas posteriormente o leilão foi anulado devido a irregularidades técnicas e financeiras das empresas vencedoras.
O leilão resultou na comercialização de 263,3 mil toneladas de arroz. O valor movimentado foi de R$ 1,3 bilhão. O certame foi vencido por quatro empresas, mas apenas uma delas era do ramo. As outras eram uma fabricante de sorvetes, uma mercearia de bairro especializada em queijo e uma locadora de veículos.
Como mostrou o R7, a realização do leilão não era bem vista por parte de empresários do setor, que argumentam que não há risco de desabastecimento do grão em função das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Agora, o governo vai monitorar o mercado visando à redução do preço do arroz nos supermercados. Além disso, fatores de logística e frete serão analisados pela gestão federal.
R7