Festa da Semente Crioula: 2 mil pessoas celebram as tradições camponesas em Seberi

Em destaque na programação o lançamento de pedra fundamental de fábrica de bioinsumos
A 8ª Festa da Semente Crioula e 3ª Feira da Economia Solidária, organizadas pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pela Cooperbio em Seberi, mais uma vez trouxeram a afirmação do campesinato como classe consciente do seu papel histórico e oportunizaram a cerca de 2 mil pessoas um dia inteiro de celebração das tradições camponesas. Em meio a festividade, um dos destaques ficou por conta do anúncio e lançamento da pedra fundamental de uma fábrica de bioinsumos junto da cooperativa.
“Chegamos a essa edição consolidando este evento com a potência que é a agricultura camponesa, mostramos mais uma vez a força e a diversidade do campesinato. Atingimos um público amplo, reunido em torno da defesa e fortalecimento da agrobiodiversidade e da cultura camponesa”, comentou a presidenta da Cooperbio, Luiza Pigozzi. “Ficamos satisfeitos com o resultado da festa, com marcos importantes, a ressaltar o momento em que iniciamos as comemorações dos 20 anos da Cooperbio”, completa.

Realizado nos dias 14 e 15 de março o evento contou com delegações vindas de diferentes regiões do RS e SC, representações vindas do PR, MS, BA e DF, bem como de países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. Entre todos um ponto comum: a busca por um novo modelo de agricultura, onde se privilegie a diversidade frente a monocultura e se propague a ideia das sementes tradicionais como patrimônio dos povos a serviço da humanidade e a economia solidária como instrumento para a construção de novos caminhos e a reconstrução de novas economias para a transformação social e ecológica.
“Há 20 anos nossa cooperativa transforma vidas e paisagens! Entre muitos destaques que podemos apontar, nos orgulha saber que implantamos na região mais de 500 agroflorestas e ultrapassamos a marca de mais de 1 milhão de árvores plantadas”, destaca o militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Bruno Geraldo, explicando ainda que as atividades da cooperativa camponesa levam “os camponeses a se tornam protagonistas na proteção ambiental e na mitigação das mudanças climáticas”. A Cooperbio conta com um centro de formação e desenvolve pesquisas voltadas a agricultura ecológica desde sua fundação.
Fábrica de Bioinsumos

Entre os destaques na programação esteve o anuncio e lançamento da pedra fundamental da Fábrica de Bioinsumos GEASOL. Através de um projeto desenvolvido em parceria entre o MPA, Cooperbio e Fundação Banco do Brasil (FBB), está sendo viabilizado um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões para a construção da infraestrutura, equipamentos e início das operações. Segundo Marcelo Leal, engenheiro agrônomo que está atuando no projeto, a ideia é que até a próxima edição da Festa da Semente Crioula se possa fazer a inauguração e apresentar os primeiros produtos desenvolvidos para fomentar a transição agroecológica e substituir insumos químicos com igual ou superior desempenho.
“A biofábrica será um marco para a produção de bioinsumos, fortalecendo a autonomia dos agricultores e promovendo práticas sustentáveis”, apontou o presidente da FBB, Kleyton Morais. “Esse investimento fortalece um modelo agrícola sustentável e resiliente, alinhado com a preservação ambiental e o desenvolvimento social. Seguimos apoiando quem cultiva o futuro com respeito à terra e às pessoas.”, conluiu.
Lideranças presentes
O prefeito de Seberi e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), Adilson Balestrin, saudou a presença de todos e destacou o apoio da municipalidade a todos os projetos que venham agregar qualidade de vida para a população local e regional e, de modo especial, oferecer melhores condições de trabalho e produção para a agricultura camponesa e familiar.
Estiveram presentes na Festa Camponesa de Seberi: Kleyton Guimarães, presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB); Gilberto Carvalho (secretário nacional de Economia Popular e Solidária); Eric Souza Moura, chefe da assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Noemi Lemes (superintendente nacional de Habitação/Entidades da Caixa Federal), Patty Afonso, chefe de divisão no escritório do Ministério da Cultura no RS. Deputados Federais e estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais de diversas localidades estiveram presentes.