Fenasoja 2024: Abertura do Pavilhão da Agricultura, Soja e Derivados celebra potencialidades da agroindústria familiar
Atração permanente da Fenasoja 2024, as atividades do Pavilhão da Agricultura, Soja e Derivados foram abertas oficialmente nesta sexta-feira (29/11), em Santa Rosa. A potencialidade e a diversidade de produtos da agricultura familiar foram celebradas com a presença de diversas lideranças, como o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, o vice-presidente da feira, Marcos Eduardo Servat, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, a presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2024, Vanessa Gnoatto, o gerente regional e a gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, assim como a presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), Ester Seide, representando os expositores do Pavilhão.
Os visitantes da feira podem apreciar até o dia 8 de dezembro os produtos de 67 empreendimentos, vindos de diferentes pontos do Estado. Sucos, geleias, panificados, embutidos, queijos, conservas, hortaliças, derivados de cana-de-açúcar, mel e hortigranjeiros estão entre os produtos oferecidos.
MAIS AGROINDÚSTRIAS FORMALIZADAS
Destaque em número de agroindústrias assessoradas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a região de Santa Rosa possui aproximadamente 460 estabelecimentos cadastrados e mais de 200 inclusos, o que aponta a busca pela legalização destes empreendimentos e as oportunidades de agregação de valor que podem ser aproveitadas por agricultores familiares.
Durante o ato de abertura do Pavilhão, o secretário Vilson Covatti, acompanhado do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, do diretor do Departamento da Agricultura Familiar da SDR, Flávio José Smaniotto, e pelas demais lideranças, assinou e fez a entrega de certificados de inclusão no Peaf-RS aos proprietários das agroindústrias Real Sabor Caseiro, de Giruá; Panificadora Missões, de Guarani das Missões; Agroindústria Meinerz, de Santa Rosa; e Agroindústria Dois Chicos, de Santo Ângelo.
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou que os escritórios da Instituição estão à disposição em todo o Estado para orientar sobre o acesso à política pública da SDR, que permite a assessoria para a legalização, produção e acesso a mercados pelas agroindústrias familiares.
O secretário Covatti reconheceu a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestada às famílias rurais nos últimos 70 anos, desde momentos marcantes como a Operação Tatu e o trabalho em diferentes frentes que segue até hoje para apresentar alternativas para a rentabilidade e qualidade de vida dos agricultores familiares do RS, numa parceria com o Governo do Estado.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa