• 12 de junho de 2025

Empresa de Ibirubá cria loteamento para funcionários para reter mão de obra

 Empresa de Ibirubá cria loteamento para funcionários para reter mão de obra

Empresa de Ibirubá cria loteamento para funcionários para reter mão de obra

A empresa Indutar, fabricante de máquinas agrícolas de Ibirubá, no noroeste gaúcho, comprou 8 hectares para transformar em loteamento exclusivo aos funcionários. A iniciativa, segundo a companhia, é fortalecer o vínculo e enfrentar a escassez de mão de obra no setor industrial.

A iniciativa será chamada de Residencial Parque dos Sonhos e fica a cerca de 1 quilômetro da empresa, às margens da RS-223. Ao todo, cerca de 120 terrenos devem ser vendidos a preço de custo e com condições especiais aos cerca de 500 trabalhadores. Os critérios para a distribuição dos lotes ainda não foram estabelecidos.

O projeto veio a partir da chamada “Caixa dos Sonhos”, um canal de escuta interna onde os funcionários compartilham seus desejos anonimamente. Nesse movimento, o sonho mais recorrente era a casa própria.

— Com base nisso, a empresa cria políticas e incentivos para fidelizar a mão de obra, uma vez que o setor metal mecânico precisa muito de trabalhadores qualificados. Hoje é um desafio equilibrar a demanda com a disponibilidade dos profissionais no mercado — disse Gustavo Stolte, relações públicas da Indutar.

Agora a empresa vai construir a infraestrutura do loteamento e, depois, disponibilizar os terrenos aos funcionários. A estimativa é que o projeto total custe R$ 5 milhões.

Pela metade do preço 

Quando finalizado, a empresa espera vender os lotes aos funcionários pela metade do preço do mercado. Hoje um terreno à venda em loteamentos de Ibirubá custa, em média, R$ 120 mil.

Com 450 revendas distribuídas pelo Brasil, a Indutar exporta máquinas agrícolas para o mercado exterior, como Estados Unidos, Rússia, Canadá, América Latina e África do Sul. A empresa entrega cerca de 150 máquinas por mês, além de peças mecânicas.

O processo de documentação dos terrenos começa nesta semana e a expectativa é avançar nas obras de infraestrutura do loteamento até 2026. O processo de distribuição dos lotes aos funcionários começa no próximo ano.

Informações: ZH

Indutar/Divulgação/RS NORTE

RS Norte

Noticias Relacionadas