• 20 de junho de 2024

Corsan: Obras de instalação de novas redes coletoras de esgoto doméstico em Frederico Westphalen

 Corsan: Obras de instalação de novas redes coletoras de esgoto doméstico em Frederico Westphalen

Atendendo solicitação do jornal RS NORTE a Corsan, Regional Passo Fundo enviou informações detalhadas em relação a obras de instalação de novas redes de esgoto em Frederico Westphalen e RS.

“A Corsan está fazendo um levantamento em Frederico Westphalen para definir quais serão as ruas que receberão primeiro a instalação de novas redes coletoras de esgoto doméstico (cloacal). Também será determinado o local para construção da estação de tratamento de esgoto. O projeto será apresentado neste ano e leva em consideração as redes de esgoto já existentes na cidade.

A previsão é de que as obras se iniciem em 2026. Conforme acordo já firmado com a prefeitura, até 2028, pelo menos 35% da cidade estará sendo atendida pelo serviço de esgotamento sanitário.

Estão previstos mais de R$ 106 milhões em investimentos, nos próximos anos, para melhorar redes de água e universalizar o tratamento de esgoto no município. Os projetos vão incluir estudos para que sejam executados com o menor impacto possível em vias públicas.

Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.

Foto: Aldomir Santi – Gestor de Relações Institucionais da Corsan, Região do Planalto – Passo Fundo -RS

Crédito: Éder Calegari

RS Norte

Noticias Relacionadas