BR-386: Duplicação de Iraí a Carazinho é possível
O jornal RS NORTE chama a atenção da necessidade das lideranças políticas e entidades iniciarem uma mobilização com o objetivo de buscar a duplicação da BR-386, de Iraí a Carazinho, numa extensão de 174,7 km. É preciso viabilizar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. Para realizar o estudo poderão ser buscados recursos de Emendas Parlamentares e da própria iniciativa privada. A BR-386 é uma das principais rodovias do Rio Grande do Sul, um importante ponto de saída e chegada ao Estado, na cidade de Iraí, divisa com Santa Catarina.
O trecho da rodovia federal, de Canoas a Carazinho está sob responsabilidades da empresa CCR Via Sul, a qual realiza obras de duplicação na região demarques de Souza. A CCR Via Sul já confirmou que até 2030 a rodovia estará duplicada até Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul.
A primeira etapa da obra de duplicação da BR- 386 – 20 quilômetros entre Lajeado e a cidade de Marques de Souza – já são é realizada. Outras cinco etapas darão sequência aos trabalhos, a começar por 25,6 quilômetros que ligarão as cidades de Fontoura Xavier e Soledade e que deverão concluídos até o ano de 2024.
A terceira parte da obra, entre Soledade e Tio Hugo, tem 30,5 quilômetros de extensão e deve ficar pronta em 2025. Depois, será a vez do trecho de 54,9 quilômetros entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, que só será entregue em 2028.
A última parte da duplicação é a que liga os municípios de Tio Hugo e Carazinho. Neste trecho, que tem previsão de conclusão em 2030, serão melhoradas as condições de 34,6 quilômetros de estrada.
De Carazinho a Iraí a BR-386 ainda é de responsabilidade do Governo Federal.