Aeroporto de Passo Fundo atinge recorde de passageiros e movimentação de cargas

O Aeroporto Lauro Kortz bateu o recorde de movimentação de passageiros e cargas em 2024. No ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil, 285.317 passageiros que utilizaram os serviços no aeroporto de Passo Fundo. O recorde anterior era do ano de 2023, quando a movimentação atingiu 239.722 passageiros no terminal. O crescimento foi de 19%, o que representa 45 mil passageiros a mais de um ano para o outro. Desde que foi reinaugurado, em 2022, após uma reforma completa, o aeroporto vem batendo recordes de movimentação. Atualmente de Passo Fundo partem voos diários para Campinas, Congonhas e Guarulhos, operados pelas companhias aéreas Azul, Gol e Latam. Os meses com maior movimento foram agosto (28.716) , setembro (28.307) e outubro (27.418). Antes da reforma o ano com maior fluxo do aeroporto Lauro Kortz foi em 2016, com 165.504 passageiros.
Cabe ressaltar que no ano passado o Rio Grande do Sul foi impactado por enchentes, que interditou o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o principal do RS. Com isso, alguns voos foram deslocados para outras cidades, como Caxias do Sul, Canoas e Passo Fundo. Apesar da interdição entre maio e setembro de 2024, o aeroporto da capital foi o de maior movimento no Estado, com 3,2 milhões de passageiros. Na sequência aparecem Base Aérea Canoas (435 mil) e Caxias do Sul (430 mil).
Movimentação de cargas
Um destaque dos resultados no ano do aeroporto de Passo Fundo foi a crescente na movimentação de cargas. A cidade foi um polo logístico de suporte humanitário na destinação de doações para as áreas atingidas pelas enchentes. Essa mobilização também impactou nas operações do aeroporto. Nos 12 meses, o total chegou a 507 toneladas transportadas. Alta superior a 1.400% em relação ao ano anterior, quando apenas 31 toneladas foram transportadas. Somente no auge da enchente, no mês de maio, foram 80 toneladas de cargas movimentadas a partir do aeroporto de Passo Fundo. Se observa que mesmo após o período, o transporte de cargas seguiu alto, com média de 35 toneladas por mês no aeroporto.
RÁDIO UIRAPURU