AEFW promove reflexão sobre Associativismo Empresarial com Rodrigo Costa, presidente da Federasul
Durante sua palestra, Costa abordou o tema “Associativismo Empresarial”, destacando a importância da união da classe empresarial para promover mudanças significativas.
Na noite da última quinta-feira, 4, a Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW) realizou mais uma edição do evento “No Tom da Conversa”, que contou com a presença de Rodrigo Costa, presidente da Federasul. O encontro reuniu cerca de 100 empresários e representantes de grandes empresas da região, além de representantes das associações empresariais de Alpestre, Nonoai, Seberi e Taquaruçu do Sul. Também marcaram presença autoridades como o prefeito eleito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, e o vice-prefeito eleito, Chester Francescatto.
Durante sua palestra, Costa abordou o tema “Associativismo Empresarial”, destacando a importância da união da classe empresarial para promover mudanças significativas. Ele também ressaltou o papel essencial do associativismo em momentos desafiadores, como a crise climática que impactou o estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano. Para ele, não existe outra forma de obter bons resultados sem a força coletiva da classe empresarial. “Foi lindo de se ver, o Brasil se uniu para ajudar nossos irmãos gaúchos, independentemente das diferenças, e mostrou que todos podem se unir pelo bem do coletivo, essa é a força do associativismo”, destacou Costa.
Outro ponto abordado foi a atuação feminina no meio empresarial. Costa destacou que o avanço do setor depende de uma mudança no pensamento coletivo. Ele relembrou a trajetória de Simone Leite, ex-presidente da Federasul e atual presidente do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora. “No começo, as pessoas não acreditavam que ela daria certo. Mas ela deu, eu aprendi muito com ela e hoje sigo em frente com o trabalho que começamos no passado”, recorda.
A presença de Rodrigo Costa no trouxe aos participantes uma nova perspectiva sobre o associativismo empresarial. Patrícia Cerutti, presidente da AEFW, destacou a relevância do encontro para a classe empresarial local e regional. “Para nós é uma honra receber o nosso presidente, em momentos de dificuldade, enfrentados pela nossa classe, uma liderança segura e efetiva nos faz seguir em frente de cabeça erguida”, destacou Patrícia.