A HISTÓRIA DA ONCOLOGIA FREDERICO WESTPHALEN: PROMESSAS, HOLOFOTES, MUITAS VERBAS, OBRAS SEM FIM, ELEIÇÕES E POPULAÇÃO SOFRENDO.

CAPÍTULO I
A partir desta terça-feira,11, o jornal RS NORTE abre espaço para um trabalho de investigação, de trazer informações à população em relação à história, a caminhada iniciada em 2017, visando a construção da estrutura física e implantação do Setor de Oncologia no Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen, no Norte do Rio Grande do Sul. Está é uma demanda reivindicada pela população local e regional há vários anos e que aos poucos deve se concretizar.
O trabalho de busca de informações sobre a obra da Oncologia é realizado pelo advogado Evans Melo.
Capítulo 1: O início do projeto em 2017, verba recebida, mas nada de obra.
O advogado destaca que, como referido anteriormente, a Oncologia virou o tema principal das eleições, de modo que merecem ser trazidos à luz todos os fatos que envolvem essa obra, a qual tem mais manchetes do que efetividade. “Vocês sabem quando foram iniciados os trabalhos da Oncologia e qual o valor original da Obra? Pois bem, a obra da Oncologia remonta ao ano de 2017, quando teve início este “empreendimento”, o que ocorreu com a apresentação do projeto perante a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O valor estimado da obra era de R$1.400.000,00 (obra e equipamentos), sendo que na Consulta Popular de 2017/2018, essa obra foi eleita como prioridade para a região, de modo que referida quantia seria destinada para a nossa cidade. Mas entre 2018 e início de 2020 nada foi feito, embora o recurso tenha sido destinado e enviado para Frederico Westphalen, ao menos parte dele. O que será que aconteceu com os valores, não foram usados, quem fim tiveram? Qual o motivo de não ter sido iniciada a obra já naquele ano de 2018? Quantas pessoas deixaram de ser atendidas nesse período pela não realização da obra? Será que o sofrimento da população foi amenizado ou ampliado?, indaga Evans Melo.
Vejam o próximo capítulo.
Capítulo 2: A inauguração, terraplanagem, erros e abandono.