• 8 de dezembro de 2023

A agroindústria Laticínios Eduvavi, de Frederico Westphalen é destaque estadual

 A agroindústria Laticínios Eduvavi, de Frederico Westphalen é destaque estadual

No final do mês de maio, foi realizada a segunda edição do Concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul, evento promovido pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), em parceria com a Emater/RS-Ascar e Sebrae. O concurso aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, com o objetivo de valorizar os produtos lácteos artesanais produzidos no Estado, a diversidade, tradição e inovação do setor queijeiro gaúcho. Duas agroindústrias da região Norte foram premiadas em três categorias.

A agroindústria Laticínios Eduvavi, de Frederico Westphalen, conquistou prata na categoria Queijo Colonial e classificação ouro na categoria Doce de Leite. A agroindústria Federici, de Sarandi, na categoria Queijo Colonial Temperado, conquistou bronze.

“Este resultado é o grande reconhecimento ao trabalho dos agricultores, que ao longo da sua caminhada contam com a Emater para prestar apoio nas mais diversas áreas, desde a produção da matéria-prima até à legalização das agroindústrias. O trabalho com agroindústrias é constante, por isso desenvolvemos programas e projetos que visam à qualificação dos agricultores e dos produtos por eles produzidos. Entendemos que é através da soma de esforços que hoje nossa região começa a se destacar entre as melhores agroindústrias do Estado. Parabenizamos as agroindústrias que aceitaram esse desafio. Seguimos trabalhando juntos, buscando evidenciar e valorizar ainda mais a nossa região e os produtos da agricultura familiar”, destacou o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz.

Segundo os organizadores, o Concurso de Queijos Artesanais do RS é uma forma de dar visibilidade às pequenas agroindústrias, que mesmo com o crescimento do setor ainda possuem muitos desafios. Além de premiar os melhores queijos e doces de leite artesanais do Estado, o evento buscou gerar a cultura de consumo, orientar e informar ao mercado sobre os diferentes laticínios que produzem queijo e doce de leite com alta qualidade, além de estimular os produtores a realizar o melhoramento contínuo no processo de produção. Participaram do concurso agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas no Rio Grande do Sul, sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atenderam às normas que regulamentaram o evento.

Nas próximas semanas, as agroindústrias que conquistaram premiação no concurso receberão suas medalhas e certificados, em um ato comemorativo que reunirá as agroindústrias da região.

Informações: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

Agostinho Piovesan

Noticias Relacionadas