| | |

QUESTIONANDO!! – EVANS MELO – ADVOGADO

A MAGNITUDE DO HDP PARA FREDERICO WESTPHALEN E REGIÃO

O Hospital Divina Providência é um dos maiores hospitais da região e tem uma importância ímpar para nossa cidade e para vários municípios. Segundo apurado, o HDP atende, em média, ao redor de 85 municípios e cerca de 46 mil pacientes por ano, além de possuir um orçamento anual que gira ao redor de 35 milhões, bem como um quadro de funcionários que gira ao redor de 350 servidores diretos.

Nesse contexto, salvaguardar o HDP, manter e ampliar sua estrutura, além de diversificar os serviços é uma necessidade urgente, notadamente ante à crise deixada pelas duas últimas gestões, que quase enterraram o HDP.

Há necessidade e possibilidade de atuação da comunidade, mas sobretudo de políticas públicas de saúde mais eficientes e que possam dar conta dos atendimentos e melhoria do hospital. A atual gestão está encontrando dificuldades e gargalos históricos, notadamente muita resistência a reformas estruturantes que visam a melhorar o fluxo de caixa, atendimentos e serviço de saúde e enxugamento da máquina para dar maior eficiência, aliás, o próprio Poder Público (Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal) estão fazendo o mínimo pelo HDP, pois é cediço o entendimento a respeito de sua atuação limitada, o que não é apenas uma crítica pontual, mas um alerta e uma indicação de ação, pois a vida e saúde são os bens mais preciosos de qualquer pessoa e vaidades políticas não podem se sobrepor a esses bens inegociáveis.

Nesse passo, cabe expor que há várias possibilidades legais, jurídicas, contábeis e de projetos que podem ser utilizados para garantir recursos com maior agilidade e mais contantes à instituição de saúde. Resta saber o motivo de pouca efetividade, o que está emperrando maior atuação desses “poderes”? Para se ter uma ideia, há inúmeras recursos públicos que podem ser direcionados ao HDP, mas não estão sendo utilizados, qual o motivo?

É o momento de salvar a saúde ou ser o seu algoz, teremos efetividade nesse intento ou o Poder Público vai manter uma disputa de vaidades e evitar dar solução efetiva e eficiente para o problema da saúde em Frederico Westphalen, com ênfase ao HDP?

Será que o Poder Público terá o compromisso de manter a magnitude do HDP e da saúde pública como prioridades?

O JURAMENTO DE HIPÓCRATES DEVE SER AMPLO

O juramento de Hipócrates é a base da defesa à saúde, vejamos a sua versão extraída da Declaração de Genebra:

“NO MOMENTO DE SER admitido como membro da profissão médica:

EU JURO SOLENEMENTE consagrar a minha vida a serviço da humanidade;

EU DAREI aos meus professores o respeito e a gratidão que lhes são devidos;

EU PRATICAREI a minha profissão com consciência e dignidade;

A SAÚDE DE MEU PACIENTE será minha primeira consideração;

EU RESPEITAREI os segredos confiados a mim, mesmo depois que o paciente tenha morrido;

EU MANTEREI por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica;

MEUS COLEGAS serão minhas irmãs e irmãos;

EU NÃO PERMITIREI que concepções de idade, doença ou deficiência, religião, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação política, raça, orientação sexual, condição social ou qualquer outro fator intervenham entre o meu dever e meus pacientes;

EU MANTEREI o máximo respeito pela vida humana;

EU NÃO USAREI meu conhecimento médico para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça;

EU FAÇO ESTAS PROMESSAS solenemente, livremente e pela minha honra.”

Assim, a medicina é a arte da proteção à vida e à saúde.

A vida e a Saúde devem ser prioridades do Poder Público, que pode e deve se ater a esse juramento, pois não basta o médico fazê-lo, se os meios e recursos lhe são disponibilizados por quem tem a obrigação para tanto, mesmo que façam esforços hercúleos para cumpri-lo.

Será que teremos melhoras significativas no Serviço de Saúde Pública de Frederico Westphalen ou a vida e a saúde da população não são prioridades?

Se tiver dúvida ou questionamentos envie para o e-mail [email protected]

João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Posts Similares