Palestra e plantio de Ypê amarelo marcam mês de prevenção ao suicídio em Pinhal
Na noite da última sexta-feira, 19 de setembro, um importante evento foi promovido pela Administração Municipal de Pinhal, através das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social abordando o setembro amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio.
Antes das palestras com o juiz da comarca de Rodeio Bonito, Roberto Marques e o psiquiatra Flávio Fausto Fagundes, um grupo de autoridades com a presença de representantes da comunidade, efetuou o plantio de uma muda de Ypê amarelo nas dependências da Fundaluz, onde o evento ocorreu. Esta árvore foi adotada como símbolo da campanha pelo Poder Judiciário de Rodeio Bonito, que também irá plantar a espécie em frente ao Fórum.
Logo após o plantio do Ypê, o prefeito Luiz Carlos Pinto Ribeiro abriu oficialmente o evento destacando a importância da atenção para com o tema e a identificação dos sinais emitidos pelas pessoas que muitas vezes estão próximas a nós e precisam ser ouvidas e auxiliadas.
Em seguida, abordando o tema “falar é a melhor solução”, o painel seguiu com a participação dos doutores Roberto e Fausto abordando o setembro amarelo sob duas perspectivas diferentes, mas que estão aliadas pela preservação da vida: a justiça e a medicina.
O setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como Mustang Mike. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem: Se você precisar, peça ajuda.
A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio o laço amarelo.