Prefeito Gilson de Carli solicita agilidade para o Desassorear RS

O prefeito de Liberato Salzano Gilson de Carli manteve uma importante audiência na manhã desta quarta-feira 16 de abril na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) pedindo agilidade para a execução dos trabalhos de desassoreamento do Rio Baitaca que corta a cidade de Liberato Salzano.
Nos últimos dias devido ao volume de chuva as águas do Rio voltaram a subir e assustar os moradores. Segundo técnicos da Secretaria já no próximo mês de maio será realizado o levantamento e vistoria e no mês de junho o trabalho deve ser executado.
O prefeito Gilson de Carli destaca que a preocupação é muito grande a medida que o volume de chuva tende aumentar no inverno, porém salienta que é necessário o entendimento e compreensão à medida que a Sedur possui um cronograma para atender o estado inteiro através do Programa Desassorear RS. O convênio para a execução dos trabalhos já está inclusive assinado.
O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.
O trabalho será implementado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contarão com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.
Edevaldo Stacke/Ascom Liberato Salzano